Ideias para máquinas reflex

0
859

Então e o que é que os entendidos de fotografia têm a dizer sobre máquinas daquelas mesmo boas?

Queria comprar uma reflex que já fosse muito boazinha, que fizesse vídeo com boa qualidade, e que me permitisse trabalhar já com uma elevada dose de profissionalismo.
Gostava, também, que fizesse boas imagens com pouca luz, sem parecer que se está numa cave (ainda que se esteja).

Ideias, de entendidos, precisam-se.

1 Comentário

  1. Uma Canon 600D é uma boa câmera na sua relação qualidade/preço. O mais importante vem depois, o vidro. A objectiva que fará a ponte entre a câmera e o assunto. É preferível gastar inicialmente menos dinheiro na câmera e guardar algum para a lente. Preferível câmera razoável + boa objectiva do que boa câmera + objectiva razoável.
    Alguém falou sobre cursos de fotografia. Um Curso de Fotografia no Porto que recomendo para principiantes, iniciados ou até mesmo para quem pretende aprofundar conhecimentos é este: http://www.cursodefotografia.hugolima.com
    O valor é acessível e o curso muito abrangente. O feedback dos alunos que se encontra na página e dificuldade em se conseguir vaga diz tudo. Já participei.

  2. Canon 600D com uma 35mm 2.0 ou uma 50mm 1.8, que nao sao objectivas dispendiosas e são luminosas.
    Uma Canon 60D também é uma óptima opção.

    Se quiser efectivamente dar um pouco mais de $, que as reflex pedem bem por isso, então opta pelas objectivas, canon, ou mesmo Sigma para canon, têm coisas como 17-70mm 2.8-3.5 a 400 euros, dão para tudo e fazem muita coisa bonita.

    Não vale a pena o investimento numa Canon Mark II ou III ou numa 7D ou 6D se o objectivo nao for mesmo profissional.
    A gama mais baixa faz o mesmo, e por metade do preço.

    Mas, se ainda assim quiser/poder, recomendo a 7D – nao full frame ou 6D – full frame.

    (se quiser editar o comentário e apagar este link, não me sentirei ofendida, eu faço maioritáriamente retrato, com luz natural, com 7d + 50mm 1.8, que o $ nao dá para mais :

    http://www.facebook.com/pages/Tania-Carvalho/199151246782426?ref=ts&fref=ts

    http://niacarvalho.blogspot.pt/ )

  3. A objectiva é realmente o mais importante, mas se o Arrumadinho quer uma câmara que se porte bem em situações de fraca iluminação, no caso das câmaras digitais também tem de ter em atenção o corpo que compra, porque o sensor tem de responder bem em situações de utilização de altas sensibilidades; vulgo ISO ou ASA, no caso do filme.
    Por muito espectacular e luminosa que seja a objectiva, se mesmo assim por algum motivo tiver de recorrer a ISOs mais altos e o sensor da câmara for uma treta, vai ficar com as fotografias cheias de ruído digital.

  4. Canon 5D Mark II chega e sobra (Mark III… estão a gozar?!!!) com uma objectiva bastante luminosa, como uma 50mm f/1.2, se quiser gastar a sério, ou uma f/1.4, que já é muito boa e bastante mais barata.
    Convém é que depois aprenda a trabalhar com o material porque se é para fotografar em automático, mais vale poupar e comprar uma câmara compacta.

  5. A GoPro só funciona bem em exteriores, ou seja, precisa de luz! De resto deixa muito a desejar em termos de qualidade de imagem.

  6. "Canon 5D Mark III, se queres que faça vídeo e com qualidade nem se põe a hipótese de outra coisa" ??
    Estudo na área do Audiovisual e tenho uma canon 550d (já não se encontra à venda), que não é profissional, mas tem uma excelente qualidade de imagem. As pessoas deixam-se levar muito pela ideia de que as topo de gama é que são boas, e não estou a dizer o contrário, mas para um uso menos profissional as diferenças não são assim tão notórias. Eu própria, em trabalhos, usei a canon 550d e o professor que viu as imagens não acreditou que tinha sido essa a câmara a ser usada…
    Claro que as 7d's e 5d's são melhores, mas para uso profissional. A melhor opção penso que é mesmo optar por uma máquina da gama das 600d/650d e investir numa objectiva com uma grande abertura, que é o necessário para tirar fotos em ambientes escuros. Eu própria, neste momento e na minha situação, dou maior prioridade à compra de uma boa objectiva, do que à compra de um novo corpo mais profissional.

  7. Canon 650D ou Nikon 5200. Optimas camaras fotográfica de gama média, muito boas para iniciados permitindo ao mesmo tempo uma boa margem de progressão. A nivel de video possuem microfone stereo e auto-focagem durante a gravação. Não penses muito, segue por aqui.

  8. Misturaram alhos com bugalhos.
    O olhares é um mau site para quem quer feedback realista do seu trabalho. Verdade.
    Mas o assunto principal são workshops e onde podem ser tirados… Não sei de nenhuns sem ser pelo olhares ou pelo IPF… Aconselho a CANON 600D, muito boa tanto em filme como em foto e não custa um carro. Quase a custar um carro há tambem a CANON 60D um "maquinão", mas mais cara.

  9. Eu diria uma Canon 5D MkIII como já vi muito mencionarem, mas honestamente o tamanho de uma reflex poderá ser incoveniente e o partido que podes tirar daquilo pode ser reduzido, mas é "canhão", se preferires Nikon tens a D600 mas considera uma micro quarto terços (m43) tens um sensor mais pequeno mas muita definição, não tens espelho (mirrorless) e tens máquinas mais pequenas mais compactas por esse motivo e com uma qualidade irrepreensível (opinião). Como mencionas filmes aconselho-te a Panasonic GH3 que dizem ser soberba ou então nice price atira-te a uma GH2 ou uma "pen" Olympus como também já vi por aqui. Espero não baralhar 🙂 Mais info:
    http://blog.chasejarvis.com/blog/2013/01/panasonic-gh3-hands-on-camera-review/
    http://www.four-thirds.org/en/microft/

  10. Não sou profissional, sou apenas alguém que gosta de fotografia mas, um conselho que aceitei um dia, se é uma reflex que procuras fica-te pela fotografia, não mistures o vídeo, para vídeo e foto não invistas em uma reflex.

  11. Canon 7D. Não precisas de ir para as full-frame.
    Se puderes comprar este corpo, estás muuuito bem!
    Depois é escolher uma objetiva apropriada ao que queres fotografar.
    Eu tenho uma 600D e estou arrependida!
    Se mesmo assim a 7D for cara, no mínimo compra uma Canon 60D. No mínimo.
    A seguir… o segredo está nas objetivas, filtros e… no fotografo.

  12. Eu até me rio com o que aqui vai, aconselhar uma canon 5D (verdadeiros "caças" de última gama) a uma pessoa que aparentemente não entende absolutamente nada de fotografia, pior , acha que a máquina é que dá a boa luz a uma foto.

    Nas reflex as objectivas é que mandam e não vice-versa!

  13. Sem dúvida nenhuma Olympus pen7, um Ferrari! Leve, lente estrondosa, design, fotos artísticas, filme bom, mta qualidade, enfim! Boa escolha!

  14. Boa noite ,
    aqui fica a minha opinião:
    -canon eos 60D se não puder gasta tanto dinheiro então opte pela 600D mas nunca desista de comprar a 60D 😉
    -a questão da luminosidade é sempre importante então se for como eu que detesto usar o flash…temos dois pontos importantes1º) saber usar o ISO e 2ª)usar a abertura que a objectiva lhe permitir, aqui aconselho que escolha uma lente da serie L da canon são por definição lentes muito luminosas (quanto menor for o "f" de uma lente mais luz ela vai captar logo é mais indicada para situações de baixa luminosidade)
    http://www.the-digital-picture.com/Canon-Lenses/Canon-L-Lens-Series.aspx
    -e por fim e se calhar o mais importante,se nunca fez…faça um workshop de fotografia digital, de nada lhe serve ter o equipamento acima mencionado e não saber trabalhar com ele; aprenda com quem sabe, ou seja IPF – Instituto Português de Fotografia, o resto …é paisagem! http://www.ipf.pt/Workshops/Lisboa/
    (eu fiz o do fotografia digital no Porto e é mt mt completo, vale bem o dinheiro).

    Espero ter ajudado ou pelo menos não o ter confundido ainda mais 🙂

    Sandra

  15. Boa noite. Concordo com a Ana An.Trabalho com a Nikon D5100 em sessões profissionais de exterior e é excelente;a relação qualidade/preço é das melhores.Terá é de se informar quanto às objetivas que são, essas sim, importantes. A título de curiosidade há upgrades de câmaras em que a única diferença para as antecessoras é o corpo das mesmas… Imprescindível a leitura do manual ( ou adquirir na Amazon um livro do tipo " mastering the Nikon D5100) e definir o que pretende fotografar antes de comprar objetivas.

    Maria Pessoa Photography

  16. Sendo aficionado da fotografia acho que primeiro tens de ver quanto queres/podes gastar, a partir daí é que deves escolher o material, aconselho a apostar não tanto na máquina em si mas mais nas lentes, uma boa máquina com lentes más não serve de nada, com 1000€ já tens muito por onde te virar, pessoalmente sou fã da Nikon, muito por causa da ergonomia. Outro conselho que dou é ires a uma loja especializada (em portugal tens a Niobo por exemplo) ou então mandares vir do estrangeiro, a diferença de preços chega a ser de umas centenas de euros.

  17. Concordo com a Ana Sofia. O Olhares.com é muito mau mesmo. E além do que a Ana disse, acrescento que o tipo de pessoal que lá anda, diz que uma foto está 5 estrelas, simplesmente porque o que está nela, é uma mulher a mostrar o rabo, por exemplo. Muito noise.
    Hoje em dia, é muito difícil filtrar as coisas boas e as coisas más que estão na internet, devido à quantidade de lixo que por aí anda.

  18. Canon 600 D, sem duvida! Óptima para vídeo também. Mas como já alguém disse acima, convém ter alguns conhecimentos básicos de fotografia (fazer boas imagens com pouca luz não depende da máquina mas sim da exposição e abertura….) Esta câmera é excelente e só terás que investir eventualmente nas lentes, se quiseres melhorar as fotografias.

  19. Canon ou Nikon. Mais do que uma boa câmara, para boas fotografias precisa-se de uma boa lente.
    Aconselho que, independentemente da câmara, opte por uma lente com no mínimo um f2.8.
    A maioria dos pacotes trás uma 18-55mm, mas com um f3.5. Não é mau, mas em ambientes de pouca luminosidade, as fotos não saem grande coisa.

  20. 5D Mark III? Xii, também não exagerem. Isso é um maquinão, mas o autor também não disse que se ia formar em cinema, nem nada do género. Mandem lá camaras a custar menos de 2000€.
    Só conheço Canon, e é o material que eu uso. Apesar dos entendidos dizerem que as Nikon são melhores para fotografia, a verdade é que as DSLR's são muito boas em termos de video.

    Das reflex, se quer filmar e fotografar já com algum profissionalismo, e outra vez saliento que só conheço Canons, sempre a partir da 550D. É a DSLR mais barata que filma já em Full HD. E é para este formato que estamos a caminhar.

    Eu investi numa 7D,apesar de no inicio ter os olhinhos postos nas 5D, mas com umas boas lentes (que é sempre o mais dificil e por vezes também o mais dispendioso) é câmara para rivalizar a 5D Mark II. Mas eu estudo cinema, faço videos e fotografias. Apesar da última ser melhor em termos de fotografia, a 7D, em termos de vídeo é mais rápida e custa menos uns 300€. A 7D já é uma exelente câmara e profissional, muitas vezes usada para filmar programas. Fiz, uma vez, uma visita a um estúdio e eles usavam DSLR's e usavam duas 7D e uma 5D Mark II, logo é possivel perceber que não divergem muito entre elas.

    Eu penso que já fica satisfeito com uma 7D ou uma 5D Mark II são exelentes câmaras, claro que depois existe a 5D Mark III ou a 1D, mas isso são câmaras bastante caras, que compensam, claro, são exelentes, mas são mesmo utilizadas pelos profissionais de video e fotografia, penso que não lhe deve compensa comprar uma câmara deste orçamento para o que tem em mente.

  21. Pela minha experiência e tal como já foi referido noutros comentários, apostar numa reflex sem tirar um curso é asneira… para tirar no modo automático existem boas compactas no mercado.
    Comprei uma Nikon no ano passado e tirei um curso rápido de 3 aulas para ter algumas noções básicas, mas sinceramente acho muito pouco. Numa reflex tens muitos parâmetros a ter em conta em simultâneo e somente com um curso e muita pratica consegues tirar realmente partido da máquina.
    Ando a ver se encontro cursos em Lisboa, mas o que tenho encontrado ou são mini cursos (workshops) para conheceres os conceitos básicos ou então muito extensos – para profissionais.
    Não queres aproveitar para questionar se alguém sabe de algum curso de jeito?

  22. não sei se vai ser aprovado mas o Olhares é a pior comunidade de fotografia que existe.
    Há muita mas muita coisa má, com falta de gosto, com imensos comentários positivos.
    é uma comunidade em que as pessoas dizem gosto, 5*, gosto muito. A tudooooo
    não existe uma opinião sincera.
    Muitas fotos nem deviam ser "disparadas" quanto mais postas on-line, a maneira de perceberam isso é andarem por outros e vão ser o feedback quem tem.
    Mas quem gosta de um sim a tudo, óbvio o olhares cumpre a função

  23. eu tenho uma canon 500 D. Muitas vezes a boa fotografia não depende só da máquina, mas das lentes. Se não percebes muito de fotografia, convém tirares um workshop de iniciação (na Olhares.com) há vários. Não adianta ter um maquinão se não há sensibilidade para perceber a luz, ângulo, etc.
    🙂
    Boa Sorte!

  24. Posso dizer que a nikon d7000 é muito boa, eu propria tenho uma, e com uma lente 50 mm é já espectacular. Antes de comprar esta tinha uma canon 450D, e também só posso dizer coisas boas em relação à canon! Em portugal noto que é mais facil arranjar material para canon do que para nikon (e acho que o da canon é ligeiramente mais em conta). Para mim é mais importante uma lente do que propriamente a máquina. A máquina podes ir trocando, as lentes duram-te uma vida. "Foca-te" mais na lente, mas isto é so um conselho. As máquinas quando saem têm preços altissimos, por isso e que prefiro dar mais por uma lente boa (faz toda a diferença) em vez de gastar tanto numa maquina. A máquina para mim, não é o que mais interessa. Quem faz a diferença não é o material, é o fotografo. Proíbe-te de fotografares em modo automático, e consegues perceber bem o que é a fotografia (nem sempre é facil).

  25. O pessoal defende muito a 5D, mas na minha opinião convém separar as àguas.A DSLR não são cameras de filmar. Se queres fotografia, vai para uma 7D, que tem um bom ISO. Se queres uma de filmar, vai para uma Sony FS100 ou FS700, que foi o que fiz, e não estou nada arrependido.É uma camera que custa mais 2000 Euros que uma 5D, mas vale a pena, pois já é uma camera de cinema profissional.A SIC usou-a nos "Momentos de Mudança". Isto claro, seguindo a tua questão do "profissionalismo".
    OK que a 5D e a 7D fazem uns vídeos, mas não é a mesma coisa. Conselho de profissional da àrea. 🙂
    Quanto a lentes, vai para uma de 50mm a F 1.8 (custa cerca de 100 Euros, da Canon), e fica um desfoque porreiro.E é pequena, dá para transportar bem. Depois podes ir comprando mais ao longo do tempo. Até compras usadas, no ebay, fazem-se lá bons negócios.

  26. O entendido na matéria não sou eu, mas o meu irmão – que tem cursos e afins!! Ele comprou esta semana uma NIKON D7000 com uma objectiva AF-S DX 18-105 VR. Parece que é jeitosa 🙂 Boas fotos!!!

  27. Canon 5D é o topo em termos de vídeo (DSLR), é utilizada no cinema e na tv. No que diz respeito à fotografia já pode haver algumas divergências por razões pessoais, o pessoal da moda a maioria usa Canon, o pessoal do desporto prefere Nikon, a eterna rivalidade. As lentes Canon são mais baratas, uma lente pode custar tanto ou mais do que a própria máquina, ronda os 5 000 euros, depende do tipo de trabalhos, moda=grande angular, desporto = 70-200 uma variedade de opções consoante o tipo de trabalho que pretendes… Pelo que a grande (enorme) diferença na qualidade está na escolha da lente. Depois a opção mais em conta da Canon 5D, é a Canon 550D nos Estados Unidos tem o nome de Rebel Ti, que também faz vídeo e custa 10 vezes menos, mas não é a mesma coisa.

  28. Não sou nenhuma expert, mas acima de tudo investe num curso. Porque para poderes usufruir de uma máquina reflex há imensa coisa que precisas de saber para nao a usares em modo automático como a maioria das pessoas. Na minha opinião pessoal para usar o modo automático tens as compactas 😉

    Tenho uma canon 500D, estou muito satisfeita. Filma em HD (se bem que nao usei muito ainda); tenho uma lente que nao é canon. E uma tamron 18-200mm mas estou satisfeita. Nao é o topo de gama mas chega me para a utilizaçao que tenho. Aconselho também uma mais lente mais pequena como uma canon 18-55 mm. E mais pequena, transporta-se bem e da para quase tudo. Claro que é mais limitada em termos de zoom
    Investir em boas lentes é quase tão importante como um bom corpo de máquina. E atençao às pessoas que informam nas lojas. O melhor é tentar saber qualquer coisa antes de ir comprar 😉

    Espero ter ajudado!

  29. 650D, comprei há 6 meses e recomendo! Na altura fiz uma pesquisa exaurida e cheguei à conclusão que mais valia dar uns trocos a mais e comprar a topo de gama (800€ na Altura numa dessas lojas online) Quem a usa é a mulher e ela está muito contente!

  30. Ter uma boa máquina de nada vale se não tivermos conhecimentos suficientes para a usar. Se acha que fotografar com pouca luz depende da máquina é melhor tirar um curso de iniciação primeiro 😉

  31. Eu sou team canon. Quanto à máquina, depende sempre muito do orçamento, mas da 1100 para cima, é escolher o que a carteira permite, desde que faça video. A minha dica é que se compre apenas o corpo e depois se opte por uma lente fora dos kits: a 50mm 1.8 de abertura é acessível e é a que recomendo sempre a quem quer fotografar de forma criativa. 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA