O pânico (ou talvez não) de Maria João Pires

14
2008

Tornou-se viral por estes dias um vídeo com alguns anos em que a pianista portuguesa Maria João Pires é apanhada de surpresa quando a orquestra que iria interpretar um concerto de Mozart começa a tocar outro totalmente diferente. Maria João Pires troca umas palavras com o maestro, fica visivelmente aflita, parece hesitante, mas quando chega a altura de entrar, ela fá-lo de forma brilhante, sem um único erro.

No pequeno vídeo onde se pode ver esta incidente, o maestro Ricardo Chailly vai contando o que se passou e realça a forma fantástica como a pianista se saiu, tocando de cabeça e sem qualquer erro um concerto que não havia preparado.

Esta história foi recuperada por dois bloggers do jornal The Telegraph. Damian Thompson publicou o vídeo e falou da genialidade de Maria João Pires, mas logo de seguida o colega Stephen Hough, um claro entendido em música clássica, desmonta o que vemos no vídeo e afirma que o que estamos a ver não é uma estreia, mas sim um ensaio geral, e que o que a pianista portuguesa fez não é nada de extraordinário, já que ele fez uma pesquisa no Google e percebeu que Maria João Pires tocava frequentemente aquele concerto de Mozart e que, por isso, era natural que o soubesse de cor.

Ainda assim, é gratificante ver que lá por fora não se discute apenas a genialidade de Cristiano Ronaldo e a arrogância de José Mourinho.

Fica o vídeo.

14 Comentários

  1. Sim, é normal os ensaios serem abertos ao público, nomeadamente o ensaio geral. Normalmente vendem-se bilhetes para assistir ao ensaio,mas a um preço bem mais reduzido que o do espetáculo em si.

  2. Trata-se de um ensaio geral que não deve ser desvalorizado. Pois é daqueles com público e imprensa. Que servem para testar o espectáculo e perceber a reacção do público ao mesmo.

    Independentemente de ser algo que ela faz com frequência, é algo inesperado. E seria bastante fácil alguém tremer perante esse cenário. E aí, ela tem todo o mérito.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

  3. Apenas um “acrescento” : Tanto quanto sei, Maria João Pires, que vive no Brasil desde 2006, nacionalizou-se brasileira. Terá chegado a renunciar à nacionalidade portuguesa, mas depois pediu ambas as nacionalidades e, na verdade, ignoro se conservou a nacionalidade portuguesa; aliás, gostaria de saber.

  4. a maria joão pires é um espectáculo ouvi-la na televisão ,ela fala muito bem em tudo ,até nos bancos.ela tem uma apresentação muito bonita. ela devia agradecer as pessoas que falam bem dela.eu susana estou muito contente com estes poemas seus .pode concretizar mais poemas muito engraçados.estes poemas são muito explicáveis.os miudos da escola é que não percebem estes poemas.os meus comprimentos .ass—susana gomes

  5. Adoro ouvir a Maria João Pires e é realmente agradável saber, tal como disse o Arrumadinho, que, quando o rei faz anos, há mais vida além do Cristiano Ronaldo a representar Portugal no estrangeiro.

    Muito bom!

  6. Pode ser ensaio, mas vemos a audiência para o ensaio por trás. Por isso, sim, acho que a Maria João Pires teve um sangue frio fantástico! E sim, temos mais coisas boas além do Ronaldo ou do Mourinho 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA